Aromaterapia

       Para muitas pessoas o conceito sobre o que é a Aromaterapia ainda é desconhecido ou totalmente distorcido.

Muitas pessoas pensam é uma terapia que se beneficia apenas com o aroma, com o cheiro interferindo na nossas emoções. Seu efeito se limitaria então a colocar um cheirinho de lavanda para acalmar, um óleo de alecrim para ¨despertar¨ e pronto. Mas, isso de maneira alguma é o que podemos chamar de Aromaterapia.

A Aromaterapia é uma terapia que utiliza óleos essenciais extraídos de plantas com a fnalidade de tratar o ser humano. Seus benefícios são de acordo com princípios ativos químicos que atuam diretamente no nosso corpo. O termo aromaterapia é utilizado porque se trata de um tipo de terapia que utiliza moléculas aromáticas extraídas de plantas.

Os óleos essenciais podem ser encarados como sendo uma essência da comunicação da planta com o mundo à sua volta.

Ele pode ser uma defesa das plantas, visto que elas não possuem um sistema locomotor para fugir de seus predadores naturais como fungos, as bactérias e os insetos, o aroma se torna sua defesa, como também pode ser útil para atrair determinados insetos ou animais.

Essas moléculas olfativas são formadas a partir da necessidade de adaptação da planta ao meio onde está inserida. O que conhecemos como óleo essencial é na verdade uma forma de comunicação da planta. Todos os óleos essenciais possuem uma composição química muito rica e muito complexa. São formados por vários elementos diferentes e com funções orgânicas distintas. Dentre esses elementos podemos destacar os álcoois, aldeídos, cetonas, ácidos, fenóis e terpenos.

O uso de plantas e óleos com fins curativos é uma terapia muito antiga na humanidade. Já o termo `Aromaterapia` foi criado em 1928 pelo químico francês René Gattefossé.    

No dia em que seu filho nasceu ele sofreu um acidente e teve seus braços seriamente queimados. Com o passar do tempo, essa queimadura adquiriu uma infecção e mesmo com os tratamentos alopáticos tradicionais, o tecido começou a gangrenar. Sem saber mais o que fazer Gattefossé começou a passar o óleo essencial de lavanda e em menos de duas semanas seus braços já estavam totalmente curados. A partir de então ele começou a pesquisar e divulgar as propriedades desses óleos.

Atualmente podemos dividir em duas linhas o trabalho encontrado com a aromaterapia. Temos a linha francesa, que faz o uso de óleos essenciais voltados para a saúde através da ingestão, uso tópico, inalação direta ou indireta, sendo utilizados sempre a partir de um criterioso estudo sobre os princípios ativos de cada óleo e suas reações no organismo.

Temos também a linha inglesa que prioriza uma forma um pouco mais simplificada de usar os óleos; tendo como principal objetivo seus benefícios estéticos e psicológicos através do seu uso em massagens e inalações. Os óleos essenciais podem ter propriedades antibióticas, antifúngicas, bactericidas, adstringentes, dentre muitas e muitas outras.

Podemos resumir os efeitos dos óleos essenciais em três níveis:

Físico- através da absorção do organismo dos princípios ativos do óleo essencial.

Psicológico- através da inalação do aroma e seu efeito no sistema límbico

Vibracional- Através da vibração, da memória energética da planta, similar aos efeitos dos Florais.

Dentro da linha francesa, surge agora com um trabalho desenvolvido pelo médico frânces Dr. Penoel a Aromaterapia Quântica. Dentro de um novo paradigma que prioriza o uso dos óleos essenciais de acordo com a família botânica, a evolução e a ¨assinatura de cada planta¨, usando para isso um contexto muito mais rico e elaborado, contemplando não apenas a parte química, mas também uma parte sutil e vibratória que carrega cada planta.

   

 



 

Próximos Cursos:

 

 

CURSO DE MASSAGEM COM BAMBUS (Niterói)

dia: 15 de novembro, quarta - feira, das 09:00 às 18:00hs

OFICINA  DE AROMATERAPIA ESSENCIAL (Niterói)

dia: 24 de novembro, sexta - feira, das 09:00 às 13:00hs

CURSO DE MASSAGEM COM PEDRAS QUENTES (Niterói)

dia: 25 de novembro, sábado, das 09:00 às 18:00hs

PRÁTICAS TERAPÊUTICAS COM AROMATERAPIA (Niterói)

dia: 01 de dezembro, sexta - feira, das 09:00 às 17:00hs

  

  Acupuntura             Massagem             Aromaterapia             Terapia Floral