Medicina Tradicional Chinesa 

 

A Medicina Tradicional Chinesa é um sistema de tratamento que engloba vários tipos de terapias. Temos a fitoterapia Chinesa, o tratamento com ventosas, com a  moxabustão, a massagem chinesa, o Chi gong, auriculoterapia e a acupuntura.

Todas essa técnicas são baseadas nos mesmos princípios milenares que contemplam o universo através das suas relações energéticas entre o homem, a terra e o céu. Dentro da complexa teoria sobre o movimentos energéticos que dão origem à vida, temos a teoria do yin e yang e a teoria dos 5 elementos.

Mas vamos por partes.

Conhecemos o símbolo do Tao - que representa a força criadora. O símbolo do Tao é composto pela força Yin- contração e pela força Yang- expansão. Esse movimento está presente em todo o universo. Desde a nossa respiração, até o ciclo de dia e noite, o calor e o frio, as energia Yin e Yang , todo movimento presente na vida é a manifestação da energia de expansão e de contração que está em todos os movimentos.

          Sendo que aqui  podemos perceber que quando chegamos ao máximo da expansão se inicia a contração e vice versa.

Regido por essa máxima, vamos seguindo e chegamos aos 5 elementos que representam dentro destes dois movimentos o mínimo e o máximo de yang, o mínimo e o máximo de yin e o centro no qual tudo acontece.

Temos a :

Água- a quietude, o recolhimento

Madeira- o início do movimento, da expansão

Fogo - o máximo da expansão do movimento yang

Terra- o centro, o meio

Metal- o início do recolhimento do movimento yin

Cada um desses elementos correspondem à várias características :

 

 

 

Cada elemento é responsável por um órgão e uma víscera. Sendo que um elemento em desequilíbrio pode provocar desarmonia em vários outros reinos, já que existem ciclos de controle e dominância.

Nosso corpo é todo permeado por canais de energias que são regidos por cada um desses órgãos e desses elementos. Recebemos a energia nutritiva formada pela nossa respiração e nossa alimentação. Essa energia vai percorrer os canais energéticos do nosso corpo e nutrir nossa estrutura e vai se comportar  de diversas maneiras: como uma energia de defesa( wei qi), como energia emocional(shen qi) etc.

Uma deficiencia na circulação desta energia vai afetar nossa saúde.

 

Em cima de uma anamnese detalhada podemos ir conhecendo nosso paciente e ir tentando entender o comportamento da sua energia. Isso vai possibilitar ao terapeuta traçar um tratamento para regular a energia do paciente voltar a reestabelecer sua saúde.

Próximos Cursos:

 

 

CURSO DE MASSAGEM COM BAMBUS (Niterói)

dia: 15 de novembro, quarta - feira, das 09:00 às 18:00hs

OFICINA  DE AROMATERAPIA ESSENCIAL (Niterói)

dia: 24 de novembro, sexta - feira, das 09:00 às 13:00hs

CURSO DE MASSAGEM COM PEDRAS QUENTES (Niterói)

dia: 25 de novembro, sábado, das 09:00 às 18:00hs

PRÁTICAS TERAPÊUTICAS COM AROMATERAPIA (Niterói)

dia: 01 de dezembro, sexta - feira, das 09:00 às 17:00hs

  

  Acupuntura             Massagem             Aromaterapia             Terapia Floral