Acupuntura Aromática no Octograma de Fushi

Acessando os Ressonadores de Acupuntura com os óleos essenciais.

 

No pensamento oriental todos os processos que ocorrem no universo, todo movimento e ritmo se deve à conjunção do yin e do yang. Sendo yin o movimento de contração e yang o movimento de expansão.

Também na tradição oriental todo movimento gerado no universo acontece em três níveis: celeste, terrestre e humano.

Quando falamos de aspectos que estão no nível terrestre, estamos falando de aspectos concretos da realidade. Aspectos humanos, são aspectos ligados a nossa mente, nossa emoção, nossas relações. Aspectos celestes são os aspectos diretamente ligados a nossa conexão com o Celeste, ao mundo espiritual.

À partir da combinação da atuação dos movimentos yin e yang dentro dessas três possibilidades, desses três aspectos, surgiu o Octograma de Fushi.

                                                                            

 

                                                                                  

 

Nos seus oito trigramas, temos representado no movimento das suas linhas o movimento da viagem da luz, do imaterial, do celeste, até a forma, o material. São símbolos que representam mutáveis estados de transição. Neles estão concebidas as imagens de tudo que ocorre no céu e na terra.

 

Foi dado ao movimento yang o símbolo de uma linha contínua indicando movimento.

Foi dado para o movimento yin uma linha partida indicando uma interrupção no movimento.

Através desse simbolismo foi gerado:

yang-   ______

yin-     __    __

 

Dentro dos 3 aspectos: celeste, humano e terrestre temos as oito combinações possíveis.

 

 

A atividade de cada um desses trigramas tem uma correspondência no organismo energético do ser humano.  São os chamados vasos maravilhosos.

Esses oito vasos são as estruturas energéticas que originam e entretêm a estrutura humana. A possibilidade que temos de aceder a cada um desses vasos maravilhosos é por meio dos ressonadores de acupuntura chamados de pontos de abertura.

 

Através desses ressonadores podemos restituir o livre fluxo de energia do ser.

 

Poderíamos estimular esse ponto simplesmente fazendo uma puntura superficial com uma agulha de acupuntura. Mas nosso objetivo aqui é abrir espaço para novas possibilidades. Vamos então aceder a esses vasos de uma forma ainda mais sutil com uma ferramenta que tenha por si só ressonância com o movimento e a energia de cada vaso.

 

TRIGRAMA kÊN -  IMOBILIDADE DA MONTANHA  -  VASO MARAVILHOSO YIN OE  - UNIÃO DO YIN

Terceiro Trigrama do céu posterior

Segundo o I Ching: Kên- a Quietude, seu atributo é o Repouso e a imagem é a da montanha.

Seu ressonador de abertura é o 6MC – Nei Guan

Seu trigrama é representado por 2 linhas yin e uma yang.

 

                       

A linha inferior representa o movimento no nível terrestre, a linha do meio representa o movimento no nível humano e a linha superior o movimento no nível celeste.

Assim temos: Nível terra e nível homem  em quietude. Apenas o céu em movimento. Como a aparente imobilidade de uma montanha, que parece imóvel, mas está repleta de vida. É o estado que nos encontramos quando estamos meditando. A estrutura e a forma estão em quietude, parece existir uma não-ação, mas é apenas para nos permitir perceber e receber o fluxo celeste.

Seu ponto de abertura é o 6MC- nei guan , ou barreira interna. Ressonador que utilizamos para aumentar a imunidade. Unir o yin e fortalecer a estrutura, fundamental em qualquer situação na qual o yin está se deteriorando. Em enfermidades crônicas, em alterações do psiquismo, para manter calmo o interno. Buscar a calma, acessar nossa autenticidade. Acalmar a mente e possibilitar a livre manifestação do nossa verdadeira essência.

 

Para atuar nesse ressonador podemos usar o Óleo Essencial de Breu Preto

O Breu é uma árvore da família das burseráceas, sendo parente do olíbano.

É uma resina muito usada pelos índios da amazônia em rituais sagrados, como no Santo Daime. Ele é útil para facilitar a entrada em estados alterados de consciência. É um óleo altamente estimulante e fortalecedor do sistema imunológico. Utilizado também em processos inflamatórios.

O efeito psíquico e energético do óleo essencial de Breu Preto é o de ¨escavar os subsolos obscuros do universo psicológico onde reside a sombra e a obscuridade¨. Ele facilita a introspecção e a tomada de consciência. Possui uma Influência tranquilizadora

 

Forma de utilização:

Colocar 1 gota de óleo essencial de Breu Preto no ressonador 6MC(face interna do braço, 2 cun anteriormente a prega do punho, entre a ulna e o rádio).Massagear.

Aumenta a imunidade, fortalece nosso yin, nossa estrutura. Facilita a meditação, a intuição e a inspiração. Acalma o shen, nosso espírito.Estreita nosso contato com o celeste.

 

Taís Rafaela Perez

Próximos Cursos:

 

CURSO DE MASSAGEM COM PEDRAS QUENTES (Niterói)

dia: 14 de agosto, segunda-feira, das 08:00 às 18:00

CURSO DE TERAPIA FLORAL - Florais de Bach (Niterói)

dias: 19 e 20 de agosto, sábado, das 09:00 às 17:00/domingo, das 09:00 às 13:00

OFICINA DE PRÁTICAS TERAPÊUTICAS COM AROMATERAPIA - Massagem e Meditação

(Santo Antônio do Pinhal)

dia: 26 de agosto, sábado, das 09:00 às 17:00

  

  Acupuntura             Massagem             Aromaterapia             Terapia Floral