As 38 Essências de Bach 

Conteúdo extraído da apostila do curso de Florais de Bach da Prof a. Taís Rafaela Perez

 

1- FLORAIS INDICADOS PARA O MEDO:

                                                                                


 ROCK ROSE- Ligada à qualidades como a coragem e a fimeza. Rock Rose é a essência para o pânico, pavor, choque, medo extremo e desesperador. Utilizada também para tratar a síndrome do pânico, onde o pavor, o medo e todas as reações físicas que esse tipo de emoção provoca aparecem sem uma causa aparente. Pesadelos frequentes.


 MIMULUS - Ligada à coragem e à confiança. Esta essência é usada sempre que é detectado qualquer tipo de medo com uma origem conhecida e específica. Por exemplo, medo de falar em público, medo de avião, de dirigir, de assaltos, de altura, medo de sofrer, de ficar sozinho, medo da vida. Geralmente esses medos acompanham a pessoa e elas acabam absorvendo como parte da personalidade dela. Mimulus é muito indicada para crianças tímidas, essa essência vai ajudá-las a encarar novas situações como por exemplo o primeiro dia na escola.

 

CHERRY PLUM- Compostura, controle, serenidade e força interior. Cherry Plum é a essência usada quando existe o medo de perder o controle de suas próprias emoções. Isso acontece geralmente quando a pessoa se encontra em períodos de tensão e vê que está chegando ao seu limite. O período de tensão pode estar ligado a um acontecimento isolado como por exemplo a perda de alguém ou algo que lhe é muito caro ou também por estar submetido constantemente a uma pressão emocional muito grande. Quando existe o risco de suicídio, quando a pessoa tem medo de  ¨Ela acalma a água turbulenta e nos permite enxergar o fundo¨.

 

ASPEN-Coragem e fé para combater qualquer tipo de medo de origem desconhecida. A essência Aspen é usada em todo tipo de apreensão, quando por exemplo, a pessoa tem aquela impressão de ter um mau presságio. Toma-se sempre Aspen quando o medo está ligado à morte, religião ou qualquer tipo de coisa sobrenatural.

RED CHESTNUT - Tranquilidade e segurança. No estado negativo, medo e apreensão pelos outros. A personalidade Red Chestnut está sempre preocupada com o que pode acontecer de ruim com seus entes queridos. É o floral da mãe super protetora.Red Chestnut deve ser tomado tanto pelo protetor como pelo protegido. No protegido a essência ajuda a cortar essa influência negativa. E no super protetor, Red Chestnut vai ensiná-lo a confiar na capacidade de cada um guiar sua vida,transpôr seus obstáculos e resolver seus problemas.

FLORAIS INDICADOS PARA INDECISÃO:

                                                                                 

CERATO - Auto-confiança, intuição, liberdade de escolha. O que a personalidade Cerato realmente necessita é acreditar na sua capacidade de análise, de julgamento e de decisão. Na polaridade negativa encontramos a insegurança, falta de convicção, a dúvida constante em qualquer tipo de escolha por mais simples que ela seja. Dispersão, dúvida e superficialidade. Utilizado quando a pessoa quer se lembrar de seus sonhos e não consegue.

 

SCLERANTHUS -Estabilidade e equilíbrio. Quem necessita dessa essência carece de equilíbrio interno, está sempre oscilando entre dois extremos, são pessoas do tipo ¨8 ou 80¨, vão de um extremo a outro rapidamente. Podem estar rindo, felizes e logo em seguida sem nenhum motivo aparente estão tristes e depressivas. Também sofrem de indecisão. Qualquer tomada de decisão acaba gerando muita angústia, eles simplesmente não conseguem decidir e isso acaba gerando grande conflito interno.

 

GENTIAN -Relacionada a perseverança e a fé. Para pessoas desanimadas, pessimistas e céticas para as quais qualquer obstáculo se torna intransponível. Não confiam, não se entregam,não lutam pelo que querem porque acham que não vão conseguir. Irradiam melancolia, conseguem desanimar até quem está a sua volta. O que falta para essas pessoas é estímulo e força de vontade.
 

GORSE - Otimismo e esperança. Gorse auxilia as pessoas que estão perdendo as suas forças, são que pessoas que de tanto lutar estão perdendo a confiança, acham que não vão mais conseguir. Normalmente estão à muito tempo tentando sob pressão, sempre na iminência de realizar seu objetivo, mas por algum motivo ainda não o alcançaram. Gorse aparece para restaurar o otimismo e a perseverança.

 

HORNBEAN- Vitalidade, vigor mental e envolvimento com a vida. Hornbeam é o floral indicado para aquelas pessoas que se sentem cansadas, sem energia para cumprir com suas obrigações. Só que no caso de Hornbeam esse cansaço é provocado simplesmente pela falta de motivação, quando a pessoa tem uma rotina que não lhe agrada, o dia-a-dia parece um fardo pesado demais para se carregar. Todos seus afazeres são automáticos, sem entrega, sem entusiasmo nenhum. Por isso, só de pensar no que vai fazer, em como vai ser seu dia a pessoa já se sente esgotada.

 

WILD OAT-Vocação e propósito. Wild Oat ajuda cada um a descobrir sua verdadeira vocação, ou missão. Muito utilizado no âmbito profissional, quando existe dúvidas sobre que carreira seguir, que talento trabalhar. Geralmente são pessoas com muitas habilidades , mas que não conseguem se direcionar, acabam se transformando em adultos frustrados. Muitas vezes isso acontece porque essas pessoas acabam duvidando de suas próprias capacidades. O que falta é principalmente o ato de escolher, optar por um caminho, se decidir. Traçar um objetivo definido

FLORAIS INDICADOS PARA A FALTA DE INTERESSE PELAS CIRCUNSTÂNCIAS ATUAIS:

                                                                                


 CLEMATIS -Viver no aqui e agora. Idealismo criativo. Clematis é a essência dos distraídos, utilizada em pessoas que vivem sonhando acordadas, vivem idealizando um futuro ideal, vivem pensando como será daqui a algum tempo, daqui a muito tempo, mas não fazem nada no presente para realizar os seus objetivos. É o floral dos adolescentes.

 

HONEYSUCKLE- Novos vínculos e interesse pelo presente. Honeysuckle é considerado a flor dos idosos, mas é usado em todas as idades quando existe nostalgia, saudades e pesar pelo passado. As pessoas que necessitam dessa essência estão sempre ligadas ao que já passou, relembrando com saudade e melancolia, assim acabam não possuindo um vínculo sadio com o passado que sempre se apresenta para essas pessoas um momento onde a vida era melhor. São pessoas extremamente sentimentais, não gostam de despedidas e nem de mudanças.

 

WILD ROSE- Vitalidade e motivação. Wild Rose traz envolvimento e entusiasmo quando o que existe é somente apatia e desinteresse. No estado negativo, a pessoa se torna passiva diante de todos os acontecimentos em sua vida. Não possuem vontade de realizar nada, de concretizar algo, apenas vão vivendo sem nenhuma motivação.

 

OLIVE - Regeneração e equilíbrio restaurado. Olive funciona como um fortalecedor geral, é o tônico dos florais. Usamos Olive quando existe um cansaço real, seja ele emocional, mental ou físico. Ele reestabelece nossa energia. Para períodos de grande tensão, dieta desequilibrada, tratamentos prolongados, excesso de esforço físico, períodos em que ficamos permanentemente submetidos à stress. Fadiga, cansaço, fraqueza.
 

WHITE CHESTNUT - Quando a pessoa é tomada por pensamentos repetitivos que perturbam sua paz e sua capacidade de raciocínio. Geralmente são pensamentos indesejáveis, que geram angústia, ansiedade, interferem no dia a dia, mas a pessoa simplesmente se sente incapaz de se livrar deles. Esse tipo de personalidade é capaz de ficar dias remoendo um acontecimento sem a menor importância. Vive com um diálogo interno constante.
 

MUSTARD-Serenidade. Mustard é indicado em casos de depressão sem causa aparente, depressão sazonal. Quando sem nenhum motivo claro a pessoa se torna profundamente melancólica. Depressão profunda que aparece como uma nuvem negra.

 

CHESTNUT BUD - Aprendizado. Indicada quando a pessoa não aprende com as experiências e acaba repetindo os mesmos erros. A repetição do erro acaba ocorrendo por falta de observação, interesse ou por simples esquecimento do passado. A pessoa não busca o auto conhecimento, as experiências, principalmente as ruins são deixadas de lado rapidamente. Você percebe nessas pessoas a repetição também dos mesmos argumentos, dos mesmos acidentes, dos mesmos acontecimentos. .


 FLORAIS INDICADOS PARA A SOLIDÃO:

                                                                              
WATER VIOLET - Humildade e sabedoria. Para pessoas com sentimentos de superioridade, excesso de reserva e orgulho. Geralmente são pessoas ativas, talentosas que cuidam muito bem de suas vidas, profissionais bem sucedidos que não interferem na vida alheia, mas também não conseguem se relacionar com as pessoas , não conseguem ter uma vida social. Se acham superiores e então não veem necessidade de partilhar sua vida com ninguém. Orgulho, egoísmo e rigidez mental.
 

IMPATIENS - Paciência e delicadeza. É o ansiolítico do sistema floral. Para pessoas rápidas , que não conseguem ficar paradas, tem que estar todo o tempo fazendo alguma coisa, geralmente são ríspidas, mal humoradas e se irritam com pessoas lentas.  Acordam cedo, e depois que saem da cama tem que estar sempre se movimentando, não se permitem o ócio nunca.


HEATHER - Empatia e preocupação com os outros. Utilizada em pessoas carentes que sugam a energia das outras, só sabem falar de si, de seus problemas, querem ser o centro das atenções, monopolizadores de conversa.Quando a doença é o centro da atenção na vida da pessoa.
 

FLORAIS INDICADOS PARA A SENSIBILIDADE EXCESSIVA A INFLUÊNCIAS E OPINIÕES ALHEIAS:

                                                                               
AGRIMONY - Calma, paz de espírito, capacidade de enfrentar seus medos e ter alegria. Agrimony é o floral usado para todo e qualquer tipo de ansiedade. È a essência para pessoas que se mostram bem para disfarçar seus temores internos, com isso acabam arrumando como válvula de escape algum tipo de vício ou comportamento destrutivo, como se envolver com drogas, comer compulsivamente, beber álcool em grande quantidade, fazer esportes radicais, comprar compulsivamente, ida quase diária a festas; tudo para disfarçar o seu tormento interno.


CENTAURY - Usado nos casos de submissão, quando a pessoa perde sua individualidade, não consegue dizer não nunca a ninguém. Acabam se tornando capachos dos outros. Querem sempre servir, e na tentativa de agradar estão sempre assumindo responsabilidades acima de suas capacidades.  São pessoas frágeis totalmente dependentes do afeto alheio, obedientes, prestativas e de boa índole.
 

WALNUT - Novo começo. Walnut é a essência para momentos de transição, de grandes mudanças. Walnut aparece sempre que a pessoa precisa se adaptar a uma nova situação. Walnut corta laços, nos dá segurança de dar o primeiro passo para a mudança, traz desapego. Outra característica importante de Walnut é que essa essência nos protege de influências externas. E diga-se de passagem é visto como um floral utilizado como protetor astral, utilizado até como pulverizador em ambientes para cortar o que seriam energias negativas.

 

HOLLY Amor. É um floral de extrema relevância entre as 38 essências. Contra todo o sentimento contrário ao amor. Ódio, raiva, inveja, ciúme, suspeita, desconfiança, mal humor. Explosões de ira. Pessoas vingativas, amarguradas, agressivas.

FLORAIS INDICADOS PARA O DESALENTO OU DESESPERO:

                                                                                  

LARCH - Realização e confiança em si mesmo. Larch é a essência que usamos para insegurança para pessoas que se sentem incapazes e nem tentam com medo de fracassar. Larch ajuda a pessoa a vencer toda e qualquer programação negativa que limite sua vida, aprendem a ter confiança para tentar, enfrentar e ir em frente.

PINE - Ligado ao perdão. Pine trabalha com todos os tipos de culpas. Para pessoas que estão sempre sentindo remorsos, arrependimento e se auto-condenando.Comumente se culpam pelos erros de outras pessoas e ficam se martirizando.

ELM - Responsabilidade, limite e segurança. Elm é o floral para aquelas pessoas que assumem inúmeras responsabilidades e ocasionalmente sentem que não vão dar conta de tudo. São pessoas fortes, responsáveis, seguras, confiáveis e confiantes, mas acabam perdendo a noção de seus limites e necessidades emocionais e particulares quando tentam cumprir com perfeição todos seus papéis sociais. São pessoas com trabalhos em áreas diversificadas, ou por exemplo a mãe de família que trabalha fora, tem que cuidar da casa, dos filhos, de si mesma e as vezes até do marido. A pessoa tem a sensação então de que não está fazendo nada bem , acaba deixando a desejar sempre em algum lado.

SWEET CHESTNUT - Libertação. Sweet Chestnut é um floral de extrema relevância. Utilizado quando existe uma angústia extrema, quase insuportável, que pode ser mental ou emocional. É um momento em que a pessoa está passando por um sofrimento que parece ultrapassar seu limite. O futuro se torna uma completa escuridão, é o momento conhecido como ¨noite negra da alma¨, no qual a pessoa passa por um total vazio existencial. Sweet Chestnut vai ajudar nessa fase de transição, acelerar o entendimento do processo e trazer calma e serenidade no lugar do desespero.


STAR OF BETHLEHEM - Despertar e reorientar. Star of Bethlehem não define nenhum tio de personalidade. É o floral que utilizamos para qualquer tipo de choque, acidentes e situações traumáticas crônicas ou agudas. Usado em qualquer tipo de reabilitação depois de acidentes, asma, hipertensão, glaucoma, catarata e usada como cicatrizante local. Indicada quando tratamento demora a fazer efeito.


WILLOW - Responsabilidade pessoal e pensamento construtivo. Para pessoas que censuram a tudo e a todos. Sentem-se injustiçadas, estão sempre ressentidas e amarguradas, irradiando raiva e tristeza. Sempre culpam os outros pelos seus infortúnios, esperam demais, e sempre tudo que recebem é pouco. São invejosas, e a maioria está sempre de mal-humor. 
 

OAK - Relacionada à força e à resistência. Pessoas fortes, confiáveis e dignas de crédito que além de assumir suas responsabilidades , assumem responsabilidades alheias. São capazes de enfrentar qualquer dificuldade, ajudando sem esperar recompensas.Esta essência se torna necessária quando essas pessoas trabalham apenas pelo seu senso de dever e perdem a alegria. A auto-realização é deixada de lado.
 

CRAB APPLE - Pureza e perfeição. Crab Apple é o floral de limpeza física, psíquica e espiritual. As pessoas que necessitam desta essência geralmente são obcecadas por limpeza e ordem. Suas mentes são naturalmente obsessivas e detalhistas. Se prendem em pequenos detalhes, pode estar tudo certo, mas um pequeno detalhe que não esteja perfeito estraga tudo para elas. Consideram seus sentimentos e pensamentos impuros. Essência utilizada como depurativo.
 


FLORAIS INDICADOS PARA A PREOCUPAÇÃO EXCESSIVA COM OS OUTROS:

                                                                              
CHICORY - Amor desinteressado. No estado negativo,amor possessivo, ciúme, cobrança. São pessoas que dão amor mas são controladoras, são extremamente carentes e tem medo de serem rejeitadas. Mandam e cuidam dos outros e se sentem no direito de cobrar amor, fidelidade, obediência e dedicação, usando e abusando da chantagem emocional.

 

VERVAIN - Auto-disciplina, equilíbrio e serenidade. Usamos Vervain para aquelas pessoas tensas que não toleram injustiças e são agressivas para impôr suas idéias. Essas pessoas têm uma forte tendência ao fanatismo, possuem princípios fixos, raramente mutáveis.  São pessoas idealistas, impulsivas, impacientes, com muita força de vontade e energia interior.
 

VINE - São líderes natos, mas procuram sempre dominar através da severidade, com crueldade e violência. Buscam sempre impôr as suas vontades, são egoístas e insensíveis. São pessoas tiranas, inflexíveis, que não conseguem ser amorosas nem compreensivas. Seja um tirano doméstico ou um tirano político, esta só a serviço de seu ego.
 

BEECH - Simpatia e tolerância. No estado negativo, crítica, intolerância e arrogância. São pessoas ranzinzas, chatas, petulantes que se irritam muito facilmente com os outros. Se irritam com pequenos gestos das pessoas, com a forma de falar, com hábitos, com manias, com o jeito e a forma de ser.

Não buscam qualidades nas pessoas ou situações, ficam sempre atenta aos defeitos, e qualquer coisa que fuja ao que a pessoa espera é fonte de irritação.
 

ROCK WATER -Liberdade e flexibilidade. Para aquela personalidade que procura se dominar, pessoas que querem a perfeição. Buscam altos ideais e em nome deles perdem sua liberdade pessoal e flexibilidade interior. Geralmente essas pessoas são radicais e possuem idéias fixas. Têm tendência ao fanatismo e ao orgulho.

Esta essência traz mais flexibilidade, permite a pessoa ser mais tolerante consigo mesmo. Nos ajuda a abrir a mente. É a água da cachoeira que não opoê nenhuma resistência, apenas segue.


RESCUE REMEDY: Composto floral desenvolvido para situações de emergência composto de :

                                         

Star of Bethlehem- para situações traumáticas

Rock Rose- para o panico e o desespero

Impatiens- alívio da tensão mental extrema

Cherry Plum- para aumentar o nível de controle sobre as suas atitudes

Clematis- para aumentar a consciência da pessoa abalada pela situação crítica.

 

 

Usado em todo tipo de crise. Floral de emergência indicado para situações de panico, choque

emocional, situações traumáticas. Primeiros socorros Forte tensão física, psíquica ou emocional

Próximos Cursos:

 

CURSO DE MASSAGEM COM PEDRAS QUENTES (Niterói)

dia: 14 de agosto, segunda-feira, das 08:00 às 18:00

CURSO DE TERAPIA FLORAL - Florais de Bach (Niterói)

dias: 19 e 20 de agosto, sábado, das 09:00 às 17:00/domingo, das 09:00 às 13:00

OFICINA DE PRÁTICAS TERAPÊUTICAS COM AROMATERAPIA - Massagem e Meditação

(Santo Antônio do Pinhal)

dia: 26 de agosto, sábado, das 09:00 às 17:00

  

  Acupuntura             Massagem             Aromaterapia             Terapia Floral