Terapias Corporais - Terapia por Massagem

A Massagem é a prática de aplicar força ou vibração sobre tecidos macios do corpo, incluindo músculos, tecidos conectivos, tendões, ligamentos  e articulações para estimular a circulação, a mobilidade, a elasticidade ou alívio de determinadas dores corporais.

Por ser uma forma de terapia também é conhecida como massoterapia. Pode ser aplicada a partes do corpo ou continuamente a todo o corpo, para aliviar traumas físicos, aliviar stress psicológico, controlar a dor, melhorar a circulação e aliviar tensão.

Teoricamente as técnicas de massagem dividem-se basicamente em duas grandes categorias: Energéticas e Fisiológicas. As primeiras buscando a reorientação da energia vital (nosso qi ou prâna) e as segundas buscando a desintoxicação do organismo através da eliminação do ácido lático das fibras musculares e auxiliando o retorno do sistema venoso. Na prática, todo tratamento corporal realizado de forma integrada une essas duas categorias, ou seja, ao mesmo tempo que estamos atuando no nosso corpo físico, estamos mobilizando nossa parte energética.

Utilizamos o toque na massagem para tratar de lesões, dores, edemas e tensões musculares, mas também utilizamos como uma ferramenta que pode proporcionar equilíbrio e auto-conhecimento.

Além da tensão usual do dia-a-dia, nossas lembranças, os traumas recentes e antigos,as emoções reprimidas, os impulsos freiados, tudo isso permanece congelado no nosso corpo, impedindo a livre mobilização de energia. Culturas ancestrais já tratavem o ser humano sob essa ótica, temos a acupuntura, ayurvedica, terapias xamânicas e recentemente no ocidente Wilhelm Reich e Alexander Lowen, dentre outros que estudaram e perceberam essa memória corporal, na qual tudo que é vivido permanece ali registrado.

Nosso consciência individual é também corporal, não se encontra apenas no cérebro, mas em cada célula do nosso corpo. Reprimir ou simplesmente não dar à devida atenção ao nosso material  psíquico é bloquear energeticamente essa circulação, a metabolização correta da informação. Isso pode evoluir primeiramente para tensões musculares e aos poucos vão se tornando somatizações cada vez mais complexas.

Nossa postura, nossa maneira de respirar, de sentar, de andar, de falar vão sendo moldadas com o tempo, sendo resultados da nossa experiência de vida e dos sentimentos que vivenciamos.

Durante uma sessão de massagem são utilizadas técnicas e movimentos específicos com o objetivo de desbloquear essa energia ¨congelada¨, parada, estagada. São diversos tipos de terapias por massagem: Terapêutica, Relaxante, de Reabilitação, Estética...independente do objetivo principal, temos sempre por trás de toda e qualquer técnica a possibilidade de equilibrar corpo e mente, de ajudar o corpo a metabolizar as emoções. 

Dentre os diversos tipos de terapias por massagem temos algumas que são voltadas para o tratamento de dores e lesões, como o Shiatsu, a Massagem Terapêutica, a Massagem Chinesa e a Mobilização Articular. Algumas mais voltadas para o relaxamento e alívio do stress como Massagem com Pedras Quentes e a clássica Massagem Sueca. Temos massagens da área estética, que com tantos nomes(massagem modeladora, massagem turbinada, massagem redutora) possuem as mesmas finalidades: de reduzir medidas, melhorar o aspecto da pele e modelar.

Temos a drenagem Linfática, que trata a retenção hídrica, indispensável no pós cirurgico, no pós operatório e com grande indicação no tratamento de gestantes.

São muitas as variações, Bambuterapia, Massagem com Conchas, Massagem Express, Massagem Detox.....

Seja qual for o foco da massagem, todas elas atuam fisicamente na melhora da circulação sanguínea e linfática, no  relaxamento muscular, na eliminação de toxinas e pelo estímulo sensorial são capazes de proporcionar intenso relaxamento e sensação de bem estar. Se feitas sob a luz da medicina oriental conseguimos mover a energia, atuando por consequência no nosso corpo físico trazendo saúde e melhora de vários tipos de patologias. E sempre todo e qualquer tipo de massagem além de tratar de dores musculares, estresse e dores crônicas, são indispensáveis para ajudar na metabolização das nossas emoções, e no nosso processo de auto-conhecimento.


 

 

Próximos Cursos:

 

 

CURSO DE MASSAGEM COM BAMBUS (Niterói)

dia: 15 de novembro, quarta - feira, das 09:00 às 18:00hs

OFICINA  DE AROMATERAPIA ESSENCIAL (Niterói)

dia: 24 de novembro, sexta - feira, das 09:00 às 13:00hs

CURSO DE MASSAGEM COM PEDRAS QUENTES (Niterói)

dia: 25 de novembro, sábado, das 09:00 às 18:00hs

PRÁTICAS TERAPÊUTICAS COM AROMATERAPIA (Niterói)

dia: 01 de dezembro, sexta - feira, das 09:00 às 17:00hs

  

  Acupuntura             Massagem             Aromaterapia             Terapia Floral